Já falamos de Bonecos de Papel aqui no Ludimídia, mas muita gente tem procurado moldes de bonecos para fazer essa atividade.
Em primeiro lugar, sou contra a ditadura dos moldes na escola especialmente nas aulas de arte. Houve uma época, no ínicio da minha carreira docente, em que eu era radical com o assunto. Mas, felizmente, passou essa fase, e apesar de ter as minhas justificativas, aprendi que:
- Os alunos ainda estão acostumados com moldes - das suas mais variadas formas. Logo não dá para agredir a cultura escolar com propostas que não tenham sentido para o grupo.
- Existem diversas formas de trabalhar o molde sem que deixe o aluno preso ou limitado aquela forma - uma delas é desconstruir o molde.
- Questionar o molde, refazê-lo, criar em cima.
- Enfim, ter o molde apenas como um pontapé inicial, para deixar a turma familiarizada com o processo de se enquadrar e então, passar para o processo de se libertar. Ou não.
- Com essa atividade de boneco de papel em especial dá pra trabalhar muito tema polêmico:
- O estereótipo - a ideia de beleza, feiura, etc.
- A etnia - nessa atividade, durante o processo, é um tema recorrente. Alunos buscam lápis com "cor de pele" e esta cor corresponde a pele branca, apenas. Dá pra mostrar aos alunos que pode pintar pele de outras cores também.
- A moda - o planejar roupas, estampas etc . traz inevitavelmente uma discussão a cerca da cultura do vestiário.
- O gênero - este tema aparece quanto as diferenças do corpo feminino e masculino quanto as questões biológicas, pelos, seios, as questões culturais, as formas de se vestir, cores usadas por um e outro etc.
- A sexualidade - ocorrerão subversão do proposto - e isso é muuuuuuuito bom - alguns alunos trocam propositalmente os generos impostos e colocam homens vestidos de mulher e vice versa.
- Enfim é uma atividade muito rica e sabendo trabalhar nem lembramos do molde! =)
Os moldes que usamos para fazer este trabalho! Bom Proveito! =)
(é só clicar e a imagem fica de um bom tamanho para impressão)
Passo - a- passo para trabalhar na escola:
http://ludimidia.blogspot.com/2011/04/boneco-de-papel.html
Lembrei da minha infância, brinquei muito com bonecos e bonecas de papel.
ResponderExcluirÉ interessante que o próprio aluno crie seu próprio boneco. A ideia é essa!
ResponderExcluirsim querido irmão... essa atividade lembra a nossa infância...e lembra muito zaninha a desenhista das bonecas...
ResponderExcluirLembro-me das bonecas que tinham até quarto dentro do caderno. A cama era dobrável, lembra? A gente levava para ilha as bonecas e as roupas tudo dentro do caderno e brincava muito. Saudade!
ResponderExcluirLembro sim "Robertson", só não lembro de você brincando de boneca conosco kkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirSim, Suzane Suzart, você sempre foi muito criativa e me inspira em tudo que faço. O quarto era tudo! Um sonho!!!