O que é o Ludimídia?



O Projeto Ludimídia é um Labortatório virtual de artes, mídias e tecnologias sediado no endereço ludimidia.org ,destinado a proporcionar experiências com arte, mídia, artesanato, comunicação visual, audiovisual  voltadas para a prática educativa.



O espaço é acessível a todos, bem como as informações disponibilizadas.

Toda a produção e seus processos de pesquisa estão sob a forma de Licencenciamento do Creative Commonshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/br/ .



Em formato de blog e com informações dinâmicas, objetiva vivências mediadas por tecnologias com o foco na experimentação e investigação de possibilidades estéticas para criação de produtos educativos, objetos e recursos educacionais de aprendizagem abertos, materiais didáticos e promocionais, artesanais e artísticos.

Justificativa
 
A urgência da inclusão digital está além da alfabetização em informática. O diálogo, a criação e a descoberta devem fazer parte das demandas do currículo contemporâneo. Acessar o computador e a internet é muito pouco, diante do potencial da rede e das possibilidades de criação e interação.



 A idéia do LUDIMÍDIA, é contribuir para a formação de uma sociedade criativa, sensível e autônoma em torno da emergência do uso das tecnologias com base das ações nos seguintes eixos:



Uso criativo de tecnologias na Educação - experiências  criativas voltadas ao ensino com o uso da mídia e das tecnologias .


Mídia artesanal e artística - produção e investigação de peças e recursos comunicacionais e artísticos com os softwares livres e materiais disponíveis e voltados para o uso didático.


Animações artesanais Stop motion - buscar novas possibilidades para a produção de animação, construção de cenário, personagens para um curta, são algumas das opções nas pesquisas para construção de narrativas com animação quadro-a-quadro.


Criando com sucatas - As sucatas são fonte de infinito potencial criativo. Nas vivências com sucatas é possível expressar-se, investigar e oferecer novas soluções ao cotidiano real ou imaginário.
 
É no sentido da experimentação, da criação artística em paralelo com os conhecimentos técnicos e seus fundamentos ideológicos que este projeto  existe e vislumbra a sua implantação física.



O Ludimídia nasceu em 2010 como uma proposta de espaço virtual sediado no blogger em que o compartilhamento dos processos criativos, oficinas, serviços prestados, resultados, análises estéticas e criações livres formam o processo de trabalho, que é a essência do Projeto.



Com o tempo e a rotina das postagens e interação e difusão desses processos  nas redes sociais como facebook, youtube, twitter, sound cloud e Google plus, o Ludimídia firma-se como um espaço, um repositório de possibilidades de criação e a partir daí é apresentado também em eventos como Festival de Cultura Digital.Br  (2011) e no evento da Funarte  Diálogos para políticas públicas em Arte (2012) ambos no Rio de Janeiro – RJ; Campus Party  em São Paulo – SP (2013); Digitália em Salvador-BA (2013) e no SEMEX da Universidade Tiradentes em Aracajú-SE  (2013).



Por estar em rede e aberto, o ludimidia.org é referenciado em outros blogs de áreas afins com artigos publicados em outros sites, passo-a-passos, tutoriais. Também já esteve presente em ambientes como o Instituto Claro que  publicou um post do ludimídia, divulgando-o em suas redes sociais.


São as interações que fomentam a permanência do Projeto ludimídia.org. Embora poucas – e não há objetivo de aumentar, mas qualificá-las – são as interações que sinalizam a importância de outras ações que complementem o espaço do blog, são elas:



1.Parceria com uma instituição pública de ensino, como os Institutos Federais, por exemplo;

2.Criação de peças, como um jornal mural em que incentive ao sujeito pesquisas em arte, mídia e educação;

3.Criação de espaços de trocas, diálogos como participação em eventos;
4. Criação de uma rede social voltada para experimentações artísticas livres;

Dentro dessa perspectiva, compreende-se que o processo não é só essência das ações do projeto Ludimídia – Laboratório de Arte, Mídia e Educação, mas sim, essência do projeto em si. O processo é o Projeto.





Saiba o que é o Ludimídia de forma mais lúdica com este audiovisual: