Esses dias, por diversos motivos, me lembrei dos meus pequeninos alunos de Marau - RS. Passaram diversas lembranças de um monte de coisa legal e coisas que não deram certo em sala de aula, e como isso me serviu de experiência!
Hoje vou relatar uma aula que fiz com os pequenos da terceira série, da Escola Vinte e Oito de Fevereiro, em que, trabalhamos criação de estória, interpretação e gravação de áudio. Foi um trabalho lindo, que com muita organização e disciplina, dá certo!
Lá não tínhamos muitos computadores. Apenas um em funcionamento como podemos ver na foto:
Foi uma atividade simples, mas que envolveu uma série de desdobramentos.
Primeiro, saímos da sala tradicional e fomos para um espaço, uma sala que era reservada para ser o laboratório da escola. Lá não havia ainda uma estrutura adequada para o trabalho didático, mas improvisamos, como podemos ver na imagem a seguir:
- Criar em equipe, uma estoria em que todos os membros do grupo participassem, seja narrando, fazendo sons, criando vozes efeitos etc.
- Gravar uma estória pequena - tempo do Gravador de Som do windows: um minuto.
- A gravação deveria ser feita na presença de toda a turma, logo o silêncio era imprescindível.
- Depois ouvirmos a gravação e percebermos a estética do áudio; a equipe deve também fazer ajustes ao trabalho, regravar se houver tempo - o ideal é ouvir todos os trabalhos.
- Importante, cuidar do tempo, para que todos os grupos façam a atividade - que é na verdade uma brincadeira deliciosa.
- Essa atividade pode virar um podcast ou um programa de rádio dentro da própria escola. Na época, a produção dessa turma ficou restrita apenas ao grupo. Mas, nos divertimos muito!
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