sábado, 30 de abril de 2011

Boneco de papel



Casa com roupinha? isso mesmo! :)






Algo que eu amo é com as crianças fazer bonecos de papel. Felizmente, eles amam também. É uma atividade que dá para abordar diversos conteúdos e também diversas técnicas.
E o melhor, dá pra soltar a criatividade e brincar criando!
  1. Primeiro, entrego um papel com dois moldes de bonecos de papel, apenas com o corpo desenhado, sem rosto e sem cabelo. Peço que eles desenhem o rosto, o cabelo e pintem a pele do boneco.
  2. Geralmente, mostro os moldes já pintados por mim, que são pintados de mulato e negra. Essa escolha, gera a discussão sobre etnias e permite conversarmos sem polemizar demais. O engraçado é que, mesmo numa escola com a predominância de crianças brancas, mais de 70% da turma, pinta pelo menos um dos bonecos de negro ou mulato.
  3. Depois que pintam, e desenham, peço que colem o papel com os moldes numa folha mais grossa - que geralmente eu disponibilizo em sala. Depois é só recortar os bonecos.
  4. Então, logo que os bonecos estão "soltos", ensino-lhes a fazer as roupinhas. Que, podem ser trocadas, pois não são coladas, mas, presas ao corpo dos bonecos com papel.
  5. Na hora da roupa, solicito que observem a moda, que percebam a estética e a cultura através dos modos de nos vestir. Eles fazem muita coisa interessante!
  6. Geralmente, não dá para fazer todos esses passos numa unica aula. Mas é preciso garantir que eles vão para casa, sabendo como desenhar as roupas...então, a brincadeira continua em casa!
  7. Peço para casa, que criem outros bonecos, que sejam completamente aos do molde: quanto a tamanho, raça, corpo etc. Teve aluna que fez até uma casa, com roupinha móvel!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Claro Leticia! Nessa postagem (http://ludimidia.blogspot.com.br/2011/10/molde-de-boneco-de-papel-e-diversidade.html), eles estão disponíveis. Obrigada pela visita e interesse. Abraço!
      é só clicar na imagem que ela fica num tamanho bom para impressão.

      Excluir