A experiência de hoje é muito simples: fizemos os nossos amados stop motions, salvamos em gif, mas antes, aplicamos efeitos artísticos do Gimp em cada uma das imagens da cena. Lógico, mais que domínio técnico é preciso ter paciência para fazer isso. Mas o resultado e as possibilidades são infinitas dentro de um estudo como este. No primeiro acima, usamos o filtro "Brilho Suave", mas, fizemos outras experiências e veja como um filtro pode mudar o sentido da obra!
1. Usamos o filtro textura de tela e toda a concepção do trabalho muda, apenas com esse detalhe. Dá pra pensar em outras produções que envolvam questões artesanais ou mesmo o contrário, em obras que foquem o tecnológico e o não artesanal e usamos este efeito para compor a obra.
2. usamos também o filtro Pintura à óleo e a imagem fica com cara de pintura. Há também uma distorcida e um ar artístico.
3. Ao contrário da anterior, usamos também o filtro ilustração, que, sugere contornos ao redor dos elementos da imagem, dando um ar mais racional, industrial.
Para brincar com esses efeitos é muito simples, é só ir no gimp, e em FILTROS, lá você encontra diversos. Hoje brincamos apenas com alguns artísticos. Ao clicar em artísticos é aberto outro menu com opções, escolha e se divirta.
É possível também controlar as opções dentro de cada filtro. Ou seja, dá pra ser sutil ou exagerar, causando um efeito contrastante! Depende do gosto de cada um e do objetivo da obra!
Já que abrimos imagem por imagem do stop motion, porque não melhorar o brilho e o contraste também? Fizemos isto! Mas lembre-se! É importante que todas tenham o mesmo valor. Nesta cena, padronizamos o contraste para 27 e deixamos o brilho em zero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário