Talvez seja pretensão, mas não podíamos perder a oportunidade de chamar a nossa experiência desses últimos dias, de desenho animado.=)
Após a criação da personagem como vimos nos posts anteriores, passamos para a fase de animação, quadro-a-quadro, com a nossa amada técnica de Stop motion. Usamos nessa animação os softwares:
- Inkscape para desenhar e animar a personagem (!!!);
- O gimp, para finalizar e lidar com os arquivos bitmap;
- O PhotoFilmStrip para fazer a sequência de imagens e transformá-la em vídeo;
- O Audacity, para grava a narração e mixar com a trilha sonora;
- E o OpenShot, para editar os arquivos de vídeo e áudio.
* A dúvida no título é se é o nosso primeiro desenho animado, e se de fato o que fizemos pode ser chamado de desenho animado! =) Não importa! Ficamos felizes, porque, apesar de não sabermos classificá-la, essa foi uma experiência nova!
Então... vamos ao processo da pesquisa?
Como comentamos antes, usamos o inkscape e o gimp inicialmente para criar a personagem e cuidar dos detalhes com imagens extraídas da internet, é possível ver esse processo aqui: http://ludimidia.blogspot.com/2012/02/processo-de-construcao-da-personagem-no.html
Depois dessa fase, precisávamos do cenário. Fizemos uma espécie de estúdio improvisado em casa mesmo, depois fotografamos e no Inkscape, seguimos com vários testes com a personagem nos espaços.
Para Animar no Inkscape seguimos a mesma lógica de qualquer animação quadro a quadro. Modifica-se um quadro, depois um detalhe no outro, como a boca por exemplo, e, pacientemente, modificamos quadro-a-quadro do desenho.
Depois que modificamos a expressão da personagem, exportamos. É como na animação com as massinhas. Modificamos algo e fotografamos. Com o desenho, alteramos e exportamos. Geramos assim, a cada modificação, um arquivo png. É legal que salvemos em sequência, tipo 1.png, 2.png, 3.png
Depois de termos todos os arquivos arrumadinhos numa pastinha, podemos passar para a próxima fase, que é fazer a sequência de imagens no PhotofilmStrip. (Nós, transformamos, antes dessa fase todos os arquivos em jpg, pois fica mais leve. Mas, você pode deixá-los em png, aliás a qualidade é melhor).
Para trabalhar na sequência temos uns passo-a-passos de outras experiências:
Produzindo um cartão audiovisual com desenhos - FASE V: Escolhendo um software de edição audiovisual
PhotoFilmStrip I - Primeiros contatos
Separamos o nosso filme em três partes com blocos de até 07 quadros ou imagens.
Cada filme está com um foco diferente. Usamos o mesmo espaço mas fizemos três fotografias com ângulos, sutilmente diferentes.
Alguns detalhes são importantes: na parte de selecionar o quadro, devemos sempre deixar que a sua visualização fique idêntica, para isso, posicione o retângulo tomando o topo como referência e depois clique no segundo ícone ao meio, na seta verde que aponta para a direita.
Outro detalhe é que, a cada imagem é preciso configurá-la. No nosso caso, marcamos entre um a dois segundos de duração e na transição escolhemos a opção "NENHUM".
com os três micro arquivos de filmes, podemos começar a parte de montagem e edição do nosso "desenho animado" . Mas antes, precisamos fazer a narração, escolher a trilha e mixar no Audacity. Logo em seguida iremos ao Open Shot.
Ah! É legal que usemos uma abertura e um fechamento, ou seja mais dois stop motions com logo, título, créditos etc. Mas isso é assunto para o próximo post! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário