domingo, 27 de novembro de 2011

Por que amamos stop motion?



Diversas vezes afirmamos aqui no blog que “amamos stop motion”. Mas nunca dissemos qual o motivo de tanta simpatia pela técnica de animação quadro a quadro.
Hoje vamos finalmente, justificar o porque do stop motion ser tão interessante pra nós! Vamos lá?
  1. É simples. É isso. A primeira e mais importante característica do stop motion está na sua simplicidade. São só várias imagens, cada com uma sutil modificação e isso gera o movimento. Seja ele manual ou conseguido por meios eletrônicos ou digitais.
  2. É fácil. É uma técnica de desenho/imagem em movimento que, é possível ver o resultado sem precisar ser expert no assunto.
  3. É versátil. Dá pra criar muuuuuuuuito usando a técnica de stop motion. Como vimos aqui no blog, dá pra trabalhar com colagens, objetos, desenhos, e até pessoas – essa não fizemos ainda.
  4. É flexível. Ou seja, podemos fazer diversas variações aplicando diversas técnicas, mesclando, ou mesmo alterando a tecnologia utilizada. É possível fazer um stop motion misto com colagens digitais ou com papel mesmo.
  5. Diante de dos tópicos acima, a técnica de stop motion torna-se uma linguagem a ser explorada, como é por exemplo o desenho estático na escola, pois chama o aluno a experimentar diversos formatos e expressões artísticas  a partir apenas do stop motion. É possível trabalhar: audiovisual, áudio, cenário, figurino, expressão corporal, desenho, modelagem, iluminação, volume, cor com uma infinidade de temas ligados as artes. Esses são uns dos muitos motivos que explicam o porqueAMAMOS STOP MOTION!


E o que é que dá pra fazer usando o stop motion?

Com a técnica de stop motion, como já vimos, possui uma variedade imensa de possibilidades. Com stop motion dá pra criar:

Filmes, animações com massinhas, brinquedos, outros objetos;
desenhos animados;
Apresentação;
Banners promocionais (já fizemos aqui)
Estória em quadros!

E outras invenções que podem resultar em linguagens hibridas, misturas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário