quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Coisas animadas com o Gimp



Um jeito de fazer stop motion que amplia as possibilidades de criação é quando usamos as coisas, objetos, utensílios,  quando seres aparentemente inanimados, mostram que tem vida!

Isso já aconteceu aqui no Ludimídia com o caso da Tomada de Dor, onde explicamos mais ou menos o processo de produção dessa experiência.

Vamos apresentar nesse post o passo-a-passo de uma produção simples desse tipo de trabalho e que na verdade, obedece a mesma lógica – sem nenhuma diferença – a do stop motion com massinhas de modelar. O bom da massinha é que, além de serem lindas por si só, são maleáveis, manipuláveis. 
Vamos lá?



1.       Deixe a câmera fixa para a construção da cena.  Posicione os objetos a serem animados, faça antes da sessão de fotos definitiva, uns testes com luz, cenário etc. observando a composição visual e se, do ângulo em que você está trabalhando vai passar exatamente o que você quer.
2.       Agora, é seguir os mesmos procedimentos. Com a câmera fixa, fotografe o primeiro quadro ou frame.
3.       Modifique o objeto e fotografe logo em seguida.
4.       Não são aconselháveis movimentos bruscos – mas tudo depende do que você quer passar ao público;
5.       Não há um limite para a quantidade de quadros. Mas para experimentar, tente até uns dez, ou seja: dez fotografias

Depois de fotografado tudo, vamos ao Gimp e seguir os mesmos procedimentos que já conhecemos no post de desenho animado:


·         Na barra superiror clique , no menu “arquivo” e depois em “abrir” e abra o primeiro arquivo de imagem.
·         Depois, que abrir a primeira imagem, ainda no menu  “arquivo”, clique agora em “abrir como camadas” e selecione todas as imagens da sua cena. Ou todos os quadros (fotografias) da sua animação. E “abrir”!


·         Pronto! A sua imagem agora tem várias camadas uma sobreposta a outra.
·         Agora para animar, ainda no menu “arquivo” é só clicar em “salvar como” , dar um nome para o arquivo e mudar a extensão pra Gif.


·         Quando você clicar em “salvar” o gimp abrirá essa janelinha em que você deverá marcar a opção “salvar como animação”, clica em “exportar” e depois em  “salvar” na próxima janela – em que possui configurações de tempo etc. para a sua animação. E pronto!


·         Para visualizar vá no menu “Filtros” depois em “animação” e por fim em “reproduzir”!



Depois podemos colocar um áudio que tal? Mas isso é assunto pra outro post! =) abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário