quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Coisas animadas com o Gimp II – a missão de animar o estático por natureza



Agora nessa experiência de stop motion que segue o mesmo objetivo da anterior – de animar objetos – trabalharemos apenas com um ou dois quadros, animando-os manipulando a imagem, não o objeto em si. Ou seja, as modificações dos quadros serão feitas com o editor de imagens, o Gimp e não no ato de fotografar.


Essa tomadinha, é do meu trabalho...sempre está olhando pra mim e com certeza quer dizer algo..


E você já escolheu qual coisa vai ganhar vida? Vamos ao passo-a-passo?

1.       Escolhi o objeto que vai ganhar vida;
2.       Usei outra tomadinha, uma com o “rosto” não tão bem definido como o daquela sofredora.
3.       Aproveitei os traços dela, gerar uma boca e sobrancelha.
4.       Com a fotografia de boa resolução do objeto, recortei a “boca” da tomada e no menu arquivo “colei como camada” o mesmo fiz com a sobrancelha. Aconselho que na primeira experiência modifique-se apenas um elemento – olhos ou boca por exemplo.
        
Para isso, usaremos uma colagem do elemento a ser animado. No caso, a “boca” e a “sombrancellha” da tomada.
E a cada modificação feita, salvaremos um arquivo.


Recorte o elemento, depois pinte a area branca com a cor igual ao do objeto. 




Cole como Camadas e use as ferramentas para rotacionar e redimensionar.


Usaremos basicamente as duas janelas de ferramentas e de camadas. Quando quiser pintar a primeira imagem clique em "fundo" quando quiser pintar a imagem colada por cima, clique em "área de transferência" ou dê um nome a sua camada!

Podemos fazer diversas cenas (quadros animados em grupos, nomes de arquivos diferentes) e depois podemos reunir todos com uma trilha sonora, locução etc!




Nenhum comentário:

Postar um comentário