A ludicidade dentro do processo artístico na escola
A aula de arte na
escola tem a característica da brincadeira mesmo. Felizmente, a arte aos
poucos, está sendo entendida como um momento de encontro, consigo,
com o grupo, com descobertas e prazer. O lúdico está intimamente ligado ao
prazer; ao fazer despreocupado, sem obrigação; ao fazer porque gosta, porque
quer.
O processo lúdico não tem hora, início, meio e fim. É espontâneo e
move-se de desejo, de vontade de simplesmente estar, ser e não só de fazer. Por
isso, a brincadeira, faz-se pertinente no processo de aprendizagem. Ela
transforma o conhecimento, que não deveria ser chato, em algo mais atrativo.
Na verdade, o
conhecimento deveria causar esse prazer, só que numa outra instância. Deveria
causar desejo, vontade e curiosidade. Mas, ele ainda é tomado como algo chato,
porque vem acompanhado de modelos, de notas, avaliações, comparações,
competições, frustrações e obrigações.
O processo científico tinha tudo para
ser lúdico e artístico. E a arte, é por si só, lúdica e científica, pode ser
entendida como um jogo criativo, interativo entre pessoas e pessoas, entre
pessoas e materiais e máquinas. Assim, a
relação da arte com a ludicidade é intrínseca
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