sábado, 15 de outubro de 2011

A ludicidade dentro do processo artístico na escola


A aula de arte na escola tem a característica da brincadeira mesmo. Felizmente, a arte aos poucos, está sendo entendida como um momento de encontro, consigo, com o grupo, com descobertas e prazer. O lúdico está intimamente ligado ao prazer; ao fazer despreocupado, sem obrigação; ao fazer porque gosta, porque quer. 


O processo lúdico não tem hora, início, meio e fim. É espontâneo e move-se de desejo, de vontade de simplesmente estar, ser e não só de fazer. Por isso, a brincadeira, faz-se pertinente no processo de aprendizagem. Ela transforma o conhecimento, que não deveria ser chato, em algo mais atrativo.


Na verdade, o conhecimento deveria causar esse prazer, só que numa outra instância. Deveria causar desejo, vontade e curiosidade. Mas, ele ainda é tomado como algo chato, porque vem acompanhado de modelos, de notas, avaliações, comparações, competições, frustrações e obrigações. 

O processo científico tinha tudo para ser lúdico e artístico. E a arte, é por si só, lúdica e científica, pode ser entendida como um jogo criativo, interativo entre pessoas e pessoas, entre pessoas e materiais e máquinas. Assim, a relação da arte com a ludicidade é intrínseca


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