domingo, 8 de junho de 2014

OFICINA ANIMAÇÃO 2D: começando o nosso primeiro "animatic"! PARTE 00


Depois da nossa experiência inacabada com storyboard, agora passamos para mais uma etapa do processo de animação que não só nunca fizemos como também não conhecíamos!
Esta fase, se chama ANIMATIC! Ficamos a par da existência desse procedimento na Oficina de Animação 2D que estamos fazendo com o Ricardo Graça.
Também, usamos o seu livro como o nosso manual nesse momento de formação, e pelo que entendemos o animatic trata-se de mais um formato de storyboard só que, multimídia! 
Falando melhor, no animatic, usamos as imagens do storyboard, e as organizamos junto ás trilhas sonoras, falas, narração e outras sonoplastias num editor de vídeo, gerando um documento que nos ofereça uma previsão mais completa da pré-produção da animação!

Seguindo a obra Animando com Softwares Livres, optamos por deixar as imagens do nosso storyboard numa das dimensões sugeridas: 1920 X 1080 pxels. 
Isso óbvio foi um problema para nós pois como falamos nas outras postagens, não padronizamos o tamanho das imagens do storyboard. Tivemos que então fazer!
Usamos o inkscape e criamos um documento com essas dimensões:


depois, pensamos melhor e criamos um retângulo do mesmo tamanho e com um pouco de opacidade,
depois, com muito carinho e paciência, importamos as imagens do storyboard e uma a uma encaixavámos nesse retângulo usando o efeito power clip, indo em objeto-> aplicar-> power clip.
Assim, ficamos com as imagens com tamanhos iguais,


fizemos dessa forma pois não queríamos apenas redimensionar as imagens, mas sim, privilegiar os elementos que de fato importavam em cada uma, mesmo que para isso precisássemos distorcer um pouco

 depois de encaixadas no retângulo, exportamos as imagens, com a sua nova dimensão e importamos no Kdenlive, um editor de vídeo livre. Uma vez, as imagens inseridas na árvore do projeto, era hora de arrastá-las para a timeline 


por enquanto só inserimos as imagens, o próximo passo, será inserir as trilhas sonoras, diálogos em formato de áudio e sons ambiente diversos, com esse projeto temos uma noção de tempo da animação


como o nosso projeto trata-se de um stop motion, o animatic definirá também a quantidade de quadros, cenas, e até velocidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário