quarta-feira, 30 de abril de 2014

Na vespera do primeiro de maior o nosso simbolo: Marivaldo!


Marivaldo e a sua turma foi criado em 1999, inspirado nos trabalhos de auxiliar técnica em obras de esgotamento sanitário, do Projeto Baía Azul, em Salvador. 
Então, o cenário para as aventuras de Marivaldo é o canteiro de obras, onde se desenrolam, situações que envolvem temas voltados para as questões trabalhistas, direitos, deveres do trabalhador.
Outros temas também são tratados, mas, Marivaldo e sua turma, tinha como foco discutir assuntos do mundo do trabalhador da construção civil. 


A turma tem seis personagens que mais atuam, mas possui um elenco de apoio de 20 personagens, entre eles, um índio que trabalha como varredor de rua, uma empregada doméstica, uma secretária, chefe de almoxarifado, entre outros.


O site de Marivaldo e sua turma, ficava hospedado no servidor da faced.ufba mas agora, ele aparece o tempo inteiro aqui no ludimidia.org em forma de dedoche, massinha, fantoche etc.!





Marivaldo apareceu em alguns trabalhos para os sindicatos dos trabalhadores da construção civil e o sindicato dos trabalhadores de água e esgoto da Bahia. Esteve protagonizando numa cartilha para prevenção de acidente no trabalho e algumas matérias dos boletins informativos.




cartoos, charges e quadrinhos curtos tentavam demonstrar os elementos da construção civil, símbolos e linguagens próprias da área.






Ainda temos esses lindos bonecos de pano que foram produzidos pela artista irmã Suzane Suzart



Marivaldo viajou e no municipio de Marau, no Rio Grande do Sul foi um grande parceiro nas aulas de arte, com as crianças. Ele participava das aulas, brincava com as crianças, e muitas vezes, serviu de inspiração para as atividades em sala.


Como Marivaldo é negro e estávamos numa escola com descendentes de italiano, o tema se ampliou,  e assuntos como racismo, discriminação foram discutidos no processo de produção artística.


de mochila


atividade? fazer um Marivaldo! Vivaaaa!!!!


cada um fez o seu

criando um marivaldo de papel



virou um bonecão!

servia como estimulo

ele experimentava as producoes


todo dia, alguem queria ficar com o Marivaldo 


aperto de mão..



Marivaldo com um dos simbolo do capitalismo! =)



Ele sempre foi tratado com muito carinho, ate hoje, temos presentinhos em miniatura que as crianças davam para ele. <3


frio....com certeza! =)
 
Carinho por parte das crianças não faltou ao nosso trabalho!

trabalhos do ludimidia com o Marivaldo http://ludimidia.blogspot.com.br/search?q=marivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário