Agora o público alvo são jovens e adultos da comunidade do município de Lençóis na Bahia, e fazem parte do curso de web design do PRONATEC/IFBA.
Sabemos que a área de web design é extremamente abrangente e também específica e sobretudo, abraça diversas áreas que dizem respeito à tecnologia da informação, mas ao mesmo tempo, a arte!
O post de hoje, se propõe a contar a nossa experiçência e também ajudar aos colegas professores na organização e planejamento de uma aula que envolva a técnica da animação stop motion.
Essas reflexões buscam oferecer um roteiro para trabalhar tecnicamente num laboratório de informática a animação quadro a quadro com o uso desenhos.
animação produzida por Marcos e Túlio do curso de Web Design de Lençóis |
No primeiro momento, é normal o medo. Medo do software novo, medo de errar e sobretudo o medo de desenhar. Por isso, a primeira dica é: partir das formas simples, geométricas especialmente.
fazer a junção das formas, compreender que elas geram personagens, cenários figurativos ou abstratos, deixa a turma mais à vontade para criar sem medos ou restrições. Além de aguçar a criatividade, SIM! O que podemos criar de interessante, e com movimento a apartir de formas simples?
REFLEXAO 02: os Efeitos!
Sim, eles são um grande motivador para o iniciante na área. É também repulsivo em alguns casos, e tidos muitas vezes como desnecessários, e como pre-requisito para amadorismo. Mas é isso mesmo.
Aprender efeitos de preenchimento gradiente, sombra, desfocagem, transparência, tridimensionalidade entre outros, oferece ao aluno além de diversão, possibilidades estéticas diferenciadas, por isso mesmo o tempo sendo curto, a segunda dica é: apresente possibilidades mágicas que só a informática pode nos oferecer na arte de desenhar!
REFLEXAO 03: O roteiro
enfatizar o roteiro é importante. Não precisa ser um roteiro elaborado, mas é preciso que o movimento tenha sentido, tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Independente da estória a ser contada, isso precisa ficar claro.
REFLEXAO 04: Em equipe. Ao contrário do que pensávamos, um aluno por computador não é mais produtivo. Achávamos que os alunos, todos eles deveriam manusear a máquina, entretanto, o que vimos é que, o senso de grupo, coletividade e coperatividade auxilia no processo técnico e criativo. De forma, que nem pensamos mais as nossas aulas com trabalhos individuais.
REFLEXAO 05: A simplicidade
Ela é surpreendente. A simplicidade de imediato nos causa um certo susto. Com o decorrer do processo ela nos assombra mais ainda. No desenho abaixo o boneco de palitinho entra na casa e depois acena, dando tchauzinho. Ficou incrivelmente lindo e bem humorado. Simples e complexo especialmente porque a autora só trabalhou com linhas.
REFLEXAO 06: Repetição
É normal que, após um exemplo no momento da explicação inicial, o grupo o tenha como modelo. Ao apresentar o sol como personagens, é esperado diversos céus, estrelas, lua, nuvens, planetas etc. E aí? O que fazer com isso? Nada! Afinal não é problema, pois todos eses elementos, corpos celestiais, podem e de fato se apresentam das formas mais diversas possíveis!
REFLEXAO 07: quais softwares utilizar?
O que não faltam é opções livres, gratuitas e proprietárias.
Tem programa como o Muan por exemplo que foi projetado para isso.
Mas, nós escolhemos usar o inkscape e o gimp. Primeiro porque amamos os dois. Segundo porque estamos num curso de web design e queremos que nosso grupo, se sinta à vontade nos dois programas, na conversão de arquivos, na exportação e importação de imagens e sobretudo que faça MANUALMENTE o processo. Podem dizer que é tecnicismo e de repente tem até um pouco mesmo nesse fazer, entretanto, a questão da repetição, do erro, da comrpreensão das diversas extenções surportáveis nos navegadores etc. são de primordial importância para o curso.
Depois postaremos mais animações da turma aqui!
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