Já falamos na postagem Por que amamos stop motion?, alguns dos motivos que nos faz cada vez mais apaixonados pela animação quadro-a-quadro. E vamos combinar: quem não gosta dessa técnica?
Eu não conheço ninguém que não se encanta! Mesmo batida, clichê, sem graça ou sem muita criatividade é encantadora a possibilidade de movimento tão fácil!
Agora, que estamos direto em sala de aula, seja em oficinas ou cursos na área de inclusão digital e informática, nos deparamos com a incrível descoberta: O STOP MOTION É DIDÁTICO! Com uma simples aula sobre o stop motion, sua técnica e prática possibilitam:
- a compreensão sobre imagem em movimento e estática;
- noções sobre camadas, quadros, frames;
- a ideia em torno da sobreposição de imagens e movimento;
- a conversão de arquivos de imagem;
- o entendimento sobre imagem vetorial, bitimap;
- a percepção sobre as particularidades das extensções de arquivos de imagens jpg, gif e png.
- as propriedades do "exportar" e "importar" um arquivo bem como as suas compatibilidades com outros softwares;
- do ponto de vista da web, o que pode ser ou não visualizado por um navegador;
- As diferenças entre filme e imagem animada;
- as possibilidades infinitas de movimento com desenhos, massinhas, brinquedos, objetos, natureza, paisagens etc.
- noções de roteiro, a construção da introdução, desenvolvimento e conclusão seja de um desenho animado, filme, banner promocional etc.
- percepção sobre o tempo de leitura, compreensão apreensão etc;
- a construção de diversos quadros manualmente, possibilita o entendimento da lógica de diversos programas usados;
- os recursos de softwares de desenho vetorial como o Inkscape por exemplo, são explorados com profundidade;
Com certeza, se investigarmos mais um pouco encontraremos muitas mais muitas características didáticas interessantes na técnica de animação stop motion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário