nspirados
no Festival Internacional de Objetos que participamos nesse fim de
semana, tivemos algumas ideias, a partir do que vimos por lá e
pensamos em criar uma aula para crianças do quarto e quinto ano do
ensino fundamental.
Podemos
observar que há no nosso cotiano histórias e vidas que nos cercam e
que só necessitam do nosso olhar especial, por exemplo, a clássica
carinha de tomada, não há como discutir
temos
também os pregadores que podem virar peixes
e
os prendedores de cabelos que podem virar uma arcada dentária ou um
fantoche cheio de dentes!
- Você consegue, ver nesses objetos outros personagens para uma história?
- Que outros objetos podem compor este enredo?
- Que objetos na sua casa ou na escola merecem uma atenção especial e virar um conto?
O
próximo passo, é pedir que as crianças, observem e busquem em sua
memória um objeto ao qual tenham acesso para poderem criar uma
historinha, tendo-o como personagem principal criando características
pessoais para ele.
Obs.:
não podem ser escolhidos brinquedos ou objetos pesados que não
possam manuseá-lo na escola, também deve ser observado se os alunos
escolheram armas, facas, tesouras etc. E direcioná-lo para outra
escolha.
Se
houver tempo, solicita-se que cada aluno apresente seu objeto
escolhido para a turma, com as suas características principais.
Para
a próxima aula, pede-se que os alunos tragam seus
objetos-personagens para a aula e que formem grupos de até 05
pessoas e juntos criem uma apresentação com esses objetos em cena
numa história em que todos interajam e participem.
As
apresentações deverão ter de 06 a dez minutos e todos os grupos
deverão se apresentar para toda a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário