sexta-feira, 4 de maio de 2012

Criando com caixas - reflexões para a sala de aula I

Em nossa experiência de hoje, caprichamos! Nos empolgamos e fizemos, desesperadamente e compulsivamente outros móveis e utensílios pequenos como porta-retratos, jarros, lápis, revistinhas, revisteira, jornais, quadro, gavetinhas, TV., computador, guarda-roupa, cadeiras, toalha de mesa, livrinhos, estante, mesa para computador, etc. etc.! =D
A construção desse cenário tem diversas finalidades para nós aqui, mas a primeira e principal tem o objetivo de ser um cenário para um audiovisual educativo sobre sucatas. 


usamos para compor as peças, apenas três materiais como base:

  1. papelão;
  2. caixas de papel cartão ou papelão - caixas de chá, remédio, tintura de cabelo, pasta de dente, caixas de fósforo etc.
  3. palitos de churrasco.
Na interação com estes materiais, usamos também:

  1. papel cartão colorido,
  2. cartolina
  3. tintas acrílica, guache, e para artesanato

A seguir, faremos breves reflexões sobre temas importantes a serem explorados numa atividade em sala de aula envolvendo esta produção.





 CRIATIVIDADE I
este tipo de trabalho é muito rico, pois por si só, nos obriga a criar soluções a partir de objetos construídos com outras finalidades, e, damos-lhes outras funções;



CRIATIVIDADE II
O legal também é explorar as diversas possibilidades num mesmo objeto, por exemplo, o que podemos construir com caixas de chá? 




DESIGN 
Outra questão que podemos explorar, é a parte técnica, do design, podemos nos ater a criar peças parecidas com as que conhecemos, ou podemos inovar, propondo design diferente para cadeiras, mesas etc.




PROPORÇÃO
 Algo que não estamos levando em consideração e que pode e deve ser levado em conta na sala de aula, são as proporções dos objetos e dos seus usuários. Estudar sobre os padrões técnicos, as medidas que tornam os objetos e utensílios mais ergonômicos e confortáveis ao uso.


ESCALA 
É possível também trabalhar em sala a representação dos objetos em desenho e em tridimensional com a construção da peça em papelão;
Neste processo, é sugerido a obediência das escalas, de forma que é possível trabalhar com as turmas, as convergências de uma escala para a outra e obter uma réplica miniatura da realidade.



COR E TEXTURA
Refletir sobre a cor, efeitos de textura e relevo se faz importante nesse tipo de produção. Escolhemos pintar tudo muito colorido, mas podíamos ter optado em trabalhar com cores padrões de móveis e eletrodomésticos. 
tudo vai depender dos objetivos




DETALHES
Os detalhes dão vida ao trabalho. Porta-retrato, flores, enfeites, podem parecer supérfluos, mas sabemos o valor desses pequenos itens numa casa de verdade. Queremos o nosso cenário com cara de afetividade, aconchego, calor, alegria, criatividade.
Defina os seus objetivos com o seu cenário e verifique que os detalhes terão variações! =)
E...não esqueça de se divertir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário