terça-feira, 15 de maio de 2012

Banco de áudios domésticos Ludimídia - Sugestão de aula

A nossa produção de hoje é o início de uma pesquisa e investigação em áudios, sons, começando pelos sons internos domésticos. Pra quê? Ora! Para inserir nos nossos maravilhosos audiovisuais, sobretudo agora que temos lindos móveis de papelão com portinhas, gavetinhas!
 Esta atividade de pesquisa, pode ter também uma finalidade didática e é um exercício muito bom para turmas de qualquer idade - a depender do objetivo. Só captar
o som das coisas, perceber este som real e virtual já dá pano pra manga!
  1. os sons, servem de fundo para audiovisuais, dando um tom mais real à cena;
  2. os sons, por si só podem ser configurados como uma obra artística em áudio;
  3. podem ser manipulados no audacity e virar som de outra coisa existente ou não!
 Confira os sons que captamos do nosso estúdio/casa:

 
Tivemos esta idéia de criar um banco de áudios lembrando de uma atividade realizada na Escola 28 de Fevereiro em Marau no Rio Grande do Sul com alunos do quinto-ano.
Fazíamos um stop motion coletivo em que o personagem principal era o barco.
 Sendo que, além do movimento, cenário, roteiro, deveríam também inserir sons, captar ou criar sons para a atividade. 
Para isso, usamos um mp3, cada equipe, saía com o mp3 e procuravam sons na escola, ou criava com a própria voz. Confira uma das produções:


Depois com os áudios gravados, inseria na sequência de imagens. Assim, éramos surpreendidos com o som, além da imagem em movimento!

Esta atividade, pode ser feita:
  1. em dois períodos ou aulas de arte - seguidas;
  2. se faz necessário pedir que os alunos já pensem em sons, ou façam a sua pesquisa antes da aula. No nosso caso, não fizemos isso, porque a turma não tinha equipamentos em casa, então fizemos tudo na hora da aula;
  3. É sugerido também que trabalhemos em equipes de até cinco pessoas;
  4. e que, ao criarem o som, reflitam também sobre o sentido que a imagem ganha;
e para a próxima experiência com áudios, já temos uma sugestão aqui...
COMO TRATAR ÁUDIOS DEPOIS DE (MAL) GRAVADOS

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