sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Poética Colaborativa II - a reflexão


E está lá a nossa obra colaborativa! Com a participação das professoras Bernadete Porto e Ana Paula Albuquerque. A idéia era fazer uma colcha de retalhos virtual! Inserir elementos, fazer uma boa composição visual, usando o mundo digital e suas possibilidades! 

Mas existem diversas dúvidas quanto ao processo de construção de uma obra colaborativa.
Percebi que o histórico das modificações - e que a ferramenta google docs oferece isso - é imprescindível à construção do trabalho. 
Outro aspecto é a questão ética. Isso! E talvez, seja isso que deixe os participantes tão inibidos a colaborarem ativamente. Como assim? É preciso que sejam definidas regras antes de lançar a arte na rede. Ou, que se definam que não haverão regras para a arte na rede acontecer. De qualquer forma, elas precisam ser discutidas.
O que é possível fazer? O que a ferramenta possibilita? O que o grupo quer? O que o artista pensou? Como definiu os caminhos da interatividade? Delimitou algo? Há limite para produção? Inserção de elementos? 

...

Só sei que, fica subentendido que, se não há regras está tudo liberado. E, no processo de interação estética, as regras vão sendo delimitadas...ou não! =)


E então?! Vamos participar?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário