Hoje, vamos brincar com um recurso bem interessante desse software que é o de Animação. Isso, o gimp, um editor de imagem estática oferece também ao seu usuários mecanismos de criação de imagem em movimento, quase que de forma automática. Um deles, já experimentamos diversas vezes aqui, que é criar arquivos em gif com camadas sobrepostas, gerando uma animação.
Agora, vamos experimentar um recurso muito simples, mas que pode gerar boas produções artísticas. Podemos chamar de "Art gifs" ou "animeart" ou mesmo "pintura digital", esta última ficou legal, pois engloba:
- a possibilidade de movimento;
- a imagem sintética
- e a diversidade de recursos numéricos para compor a obra.
Vamos lá?
Para fazer essa obra, devemos criar um arquivo novo no gimp e pode ser do tamanho oferecido pelo programa: 640 X 400 pixels, tendo em vista que é uma obra pra sser vista na tela do computador comum, não precisa ter um tamanho monumental. Depois você pode ir adaptando às suas necessidades.
Agora, vamos ao balde de tintas, trabalhar as cores, ou o preenchimento com textura, como no caso. Vale ficar livre, pra rabiscar, misturar imagens, fotografias e ver no que dá!
Depois de finalizar essa parte de criar com preenchimento,cores, desenhos e imagens está na hora de dar movimento à sua arte, que óbvio deve ter um conceito, um motivo, um porquê. Ou não! =D
Para isso é só ir em "Filtros", depois em "animação" e escolher o efeito nesse caso escolhemos "ondulação."
então é só ajustar os níveis. é bom experimentar vários valores pra ver o que fica mais adaptado ao conceito do seu trabalho.
Após escolher os níveis e dar o Ok, o programa cria uma cópia da imagem em movimento. Para visualizar é só ir em "Filtros" depois em "animação" e por fim, em: "reproduzir"
E olha que psicodélico! =)
Finalizando é só salvar como animação, para ver os procedimentos é só rever alguns dos nossos posts sobre Stop motion com o gimp: http://ludimidia.blogspot.com/search/label/STOP%20MOTION
Curti !!!!
ResponderExcluir