segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Neguinho do Rio no Ludimídia II - Sugestão de atividades


 


Enfim, foi possível ler e reler o livro Neguinho do Rio escrito por Luis Pimentel e ilustrado por Victor Tavares, que ganhamos da Pallas Editora! E vou concordar com a minha vizinha D. Olalina que também leu: é uma delícia!

Pra começar o personagem é uma coisa linda e cheia de graça! Carismático e charmoso, Neguinho do Rio evidencia o Rio de Janeiro repleto de simpatia, beleza e energia.

Um livro cheio de ilustrações coloridas e convidativas ao pequeno (e grande) leitor, a imaginar não só o Rio de Janeiro mas, a perceber o mundo a sua volta com outro olhar: o olhar da simplicidade que enxerga nos detalhes cotidianos a arte, a cultura.

Pra quem conhece o Rio de Janeiro como turista, vai ter com essa obra uma referência boa e saudosa da Cidade Maravilhosa (e é mesmo!).

Quem nunca foi ao Rio, pode mudar o foco do sensacionalismo da mídia, mesmo que inconscientemente e voltar o olhar para a diversidade e a alegria, próprias da cultura carioca, além da beleza monumental e histórica da cidade.

Já o carioca sem dúvida, irá amar, pois é representado fortemente em uma das suas essências mais fortes: a da capacidade de ser feliz.

Outro detalhe importante do livro é quanto as questões étnicas, que não devem ser deixadas de ser observadas e analisadas. Talvez uma comparação com outras obras de outro direcionamento ideológico já sirvam por si só como uma atividade educativa em sala de aula. Ao ter contato com este trabalho, verá algumas quebras enraizadas quanto ao negro especialmente, na nossa sociedade.
Uma reflexão a ser feita é quanto aos lugares e liberdade do Neguinho do Rio em relação ao seu espaço. O direito de ir e vir, a possibilidade de acesso a cultura local, sobretudo o sentir-se com tais direitos.


Uma sugestão de atividade prática para turmas de primeiro ano ao quinto -  e que me deu muita vontade de fazer - é:


  1. Ler a obra;
  2. Pedir que crie um personagem que inspirado em si.
  3. Criar  e contar em forma de estória – pode ser apenas com desenhos – sobre a sua cidade. 
  4. Dá pra focar nesta atividade, também as linguagens verbal e visual e sobre a sua composição.
Uma variação dessa atividade e poderia ser feita até com alunos maiores de sexto e sétimo ano:
  1. Ler a obra;
  2. Pedir que crie um personagem; ou trabalhar com o próprio Neguinho do Rio.
  3. Pedir que pesquisem sobre lugares, países desconhecidos deles e criem um livro – infantil mesmo – em formato e linguagem parecidas da obra estudada. 

E uma terceira, que seria outra variação (uma variação da variação!) é sugerir que os alunos fotografem pontos da sua cidade e transformem, seja por meio de pintura, desenho ou mesmo efeitos de softwares de edição de imagens, as fotografias em ilustrações.

Essas atividades, tem o objetivo de levar o aluno a:
  • Observar o seu espaço;
  • Perceber a cultura através do espaço, da cidade;
  • Identificar a diversidade cultural contida nesses espaços – seja o seu ou um desconhecido.
  • Expressar essa análise e pesquisa através de uma linguagem artística contribuindo assim para reflexões do autor e público sobre uma determinada cultura, favorecendo um debate.

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