É um livrinho muito do lindo e cheio de informações preciosas sobre a nossa cultura. Segundo a Pallas, Editora da obra “Obá faz parte da série dos 16 principais orixás cultuados no Brasil e reúne lendas, simbologia, instrumentos, características dos filhos-de-santo, entre outros.”
O interessante é que ele tem toda uma linguagem própria e muito acolhedora. Ao menos, eu me senti assim, durante toda a leitura.
A autora, traz diversos conceitos difundidos pelo candoblé e umbanda que fazem parte do nosso dia-a-dia e muitas vezes não entendemos. Tudo isso num formato leve e suave se opondo a idéia estereotipada que ainda tem-se em relação à cultura afro.
A obra, tem um significado especial para quem lida com o processo de formação artística, pois nos implica um olhar aprofundado sobre as questões estéticas e ao imposto, quando se trata de arte e o entendimento sobre a área cultural.
olha que interessante esses trechos:
A religião dos Orixás é uma religião de festa e partilha de alimentos.
...
Orixá não come só. Para que o Orixá seja verdadeiramente obsequiado, é necessário que a oferenda tenha um carater comunitário.
...
Há pessoas que pensam que Obá "seja uma Iansã Velha." Tal pensamento faz a belicosa tremer de raiva e ranger os dentes. Ser tomada como qualidade de uma outra é um despaupério!
...
Obá desconhece o medo e não existem empecilhos que a desviem de suas finalidades. Ela é prática, objetica, poderosa, leal e corretíssima.
...
No final, o livro traz um glossário que colabora com um entendimento mais sensível sobre os contos apresentados sob a personagem Obá e as suas interações com o mundo real e espiritual - se é que pode-se dizer assim, pois tudo é real e espiritual.
Ampliar o nosso repertório cultural dá-se menos no conhecer de outras culturas, mas, sobretudo o olhar sobre nós mesmos.
Muito bons dias
ResponderExcluirEncantar-me-ia poder ler o livro, mas em Argentina não se consegue, procure por internet algum pdf para poder o ler completo mas não encontro nenhum e todas as empresas que o vendem não realizam envios a Argentina. Você sabe como podria fazer para o ler?
Desde já lhe agradeço sua resposta