Demorei mais agora estou cumprindo a promessa de contar os passos que segui para fazer o trabalho de fotonovelas na Escola.
Fiz esse trabalho em 2008 na Escola Municipal 28 de Fevereiro em Marau, no Rio Grande Sul.
Apresentação
A idéia surgiu com o desejo de trabalhar teatro na sala de aula e da impossibilidade de se aprofundar na área sobretudo por conta de questões de infraestrutura e de insuficiente formação da professora (eu!);
Objetivos geral:
Refletir sobre a influência da mídia e da possibilidade de produção local de arte e informação analisando intenção de criação, recepção e emissão.
Algumas Possibilidades Técnicas e de Conteúdos
- expressão corporal;
- produção de informação
- criação de roteiros
- fotografia
- Arte sequencial
- Diagramação
- Criação de cenários
- maquiagem;
- Criação de personagens;
-Criação de peças publicitárias
- etc.,
Como Trabalhar
00 - Tentar o auxílio da professora de Lingua Portuguesa para dividir as tarefas. Ela se
encarregaria de cuidar da parte de criação de roteiro, descrição de personagens, e criação doStoryboard;
01 - Dividir a turma em grupos de até 06 pessoas;
02 - Sugerir tema e pedir que a equipe crie personagens, roteiro, e faça um rascunho da fotonovela, como se fosse uma história em quadrinhos, com quadros, balões, apenas do primeiro capítulo. Delimitar a quantidade de quadros tipo uns 10, 11 por capítulo. Pois a fotonovela será "Mural" para que todos da escola possam ler, ao invés de fazer cópias de todas as historias.
03 - Avaliar os roteiros, corrigir e dar um parecer sobre os mesmos. Após finalizada essa parte, devolver às equipes, os roteiros e pedir que os mesmos se planejem quanto ao figurino, cenário (lembrando que devemos usar apenas o espaço - interno e externo -da escola);
04 - Agendar com a turma, o dia da fotografia das cenas. Por exemplo, duas equipes fotografam e as outras ficam em sala, fazendo peças de divulgação da fotonovela ou já elaborando o segundo capítulo.
05 - É aconselhável no primeiro capítulo, acompanhar as equipes, para dirigir a cena. Explicando técnicas de fotografia e de expressão corporal. Geralmente em cada equipe, um se destacará e fará essa função nos próximos capítulos.
06 - Após finalizar as cenas do primeiro capítulo, é só imprimir em folhas grandes, 02 por cada papel A4. Entregar para as equipes junto com o papel dupléx ou cartolina e fazer a diagramação.
Seria interessante trabalhar os balões dos textos no computador, mas, se a escola não possuir laboratório, é sugerida a diagramação artesanal mesmo e que já gera o estudo de alguns conteúdos:
- Diagramação
- Design Gráfico
- Caligrafia Técnica
- Margens
- Criação de título artístico - logotipos
Após feitas essas etapas, é só expor na parede da escola.
Lembrando que, as estórias podem ter mais capítulos, e durante o processo da para fazer diversas atividades e trabalhar outros conteúdos, além da temática das novelas.
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