Você já reparou a beleza do plástico colorido dos nossos tradicionais potes?
Reparou como eles podem fisicamente e virtualmente virar muita coisa legal do ponto de vista estético? E o melhor, se tratando do mundo digital, nem é preciso mudar a sua estrutura real é só digitalizar, tratar e ter um mundo de possibilidades artísticas! =)
Mas afinal dá pra criar o quê com esses potes?
- aqui no nosso mundo virtual as possibilidades são infinitas:
- eles podem virar lindos botões em alto relevo, com aspecto acrílico em 3d e com transparência, e outros efeitos. Sabemos que excesso de efeito está fora de moda, mas e quem está se preocupando com a moda? Sabendo utilizá-los, ficarão chiques na sua Home Page ou mesmo numa apresentação de slides!
- com o efeito certo, eles podem em movimento dar resultados estéticos inusitados!
- eles podem servir também como plano de fundo para alguma criação que pode ser um banner web, um protetor de tela, ou mesmo um simples cartaz.
- entre outras possibilidades, que você, isso, você vai nos dizer! =D
2. no mundo físico, acabamos de ter umas idéias, caso alguns desses plásticos tenham como destino a lixeira:
- dá pra recortá-los e fazer bonecos de plástico
- utensílios para cenários de animação
- móbiles coloridos
- letras, números coloridos
- e muito mais!
Mas nessa postagem vamos nos dedicar apenas ao processo inicial, de preparação dos elementos visuais para fazer arte.
Vamos lá?
Primeiro arrumamos um fundo com cor clara e uniforme para que não interfira nas características dos plásticos.
Depois procuramos uma boa iluminação, ela é essencial para o trato das imagens no GIMP. Como a nossa máquina fotográfica não é muito boa, fomos para o sol.
Após, fotografarmos as tampas dos potes ou potes coloridos, em pequenos grupos, levamos os arquivos de imagem ao gimp e separamos lá, ao mesmo tempo em que tratamos dando brilho e contraste,
deixando o plano de fundo transparente e também apagando detalhes que não são interessantes para o nosso trabalho no momento.
Como por exemplo o nome escrito na tampa do exemplo, apagamos usando a ferramente borrar, representada pelo "dedinho" na barra de ferramentas.
Com a ferramenta de seleção em círculo, selecionamos a nossa tampa e recortamos, levando para um plano de fundo transparente.
Repare como essa imagem, do recorte, ficou bonita!
Pronto, transformamos num produto artístico chamado : BURACO BRANCO.
Para as tampas quadradas usamos a ferramenta de seleção em quadrado. Algumas tampas, como essas abaixo, tem cantos arredondados.
Ao selecionar a seleção quadrada abre-se a possibilidade de arredondar os cantos e manipular o tamanho do raio. Assim, fazemos a seleção na forma da imagem.
Não tem problema de você já se empolgar e mudar as características das imagens, como cor, textura forma. É possível transformar as imagens usando o brilho e o contraste e também no menu cores temos a opção curvas que oferece resultados interessantes. Use e abuse!
No próximo post, faremos algumas produções artísticas de "Tapoart" =)
E você também! Faça a sua e nos conte a sua experiência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário