sábado, 10 de março de 2012

Processo de criação de livro - FASE I - Transformando imagens em fotos antigas no Gimp

 Na brincadeira e pesquisa de hoje, resolvemos contar uma estória do personagem Nuvem Fofa - O Carneiro, já que o mesmo foi uma criação colaborativa e está fazendo o maior sucesso! =D
A idéia é fazer um livrinho num formato impresso. Aqui, apresentaremos a versão em PDF para você baixar e imprimir. E se quiser pode ler na tela também.
A questão é que um livro impresso obedece outra lógica para contar o fato, e nessa experiência, vamos explorar esta linguagem.

Para incrementar o experimento, resolvemos dar um trato nas fotos, dando um aspecto de antigas, manchadas. E deixar que todo o estilo e beleza desse material também perpasse por essa estética, do antigo, do papel, da fotografia analógica.
Para isso, contamos com o nosso amigo software Gimp. 

No menu Filtros, é possível contar com uma gama de efeitos, linguagens que nos inspira e muito a criar! Vamos ao o passo-a-passo?


Para experimentar é só ir em FILTROS -> DECORAÇÃO -> FOTO ANTIGA. Aparecerá uma janelinha com alguma possibilidades, e nesse caso, não trabalhamos com um padrão. Em cada imagem experimentamos de um jeito. Por exemplo, nessa abaixo, aumentamos o contraste antes do filtro.


 Usamos também, o FILTRO -> REALÇAR -> AGUÇAR   em algumas. Em outras, desfocamos mais. Também não houve padrão para este filtro. Ora fizemos na imagem colorida, ora na imagem sob o efeito de foto antiga.

é possível também escolher o nível. Se quer aguçar muito ou pouco... é só brincar com os números e escolher o que melhor se adequar ao que você quer.

Em algumas imagens, demos um contraste ou brilho ou os dois, com o filtro de foto antiga aplicado.

Ainda no FILTRO -> DECORAÇÃO podemos também contar com uma outra possibilidade que torna o trabalho mais interessante. Em algumas imagens aplicamos o efeito MANCHA DE CAFÉ.

 Com a  MANCHA DE CAFÉ aplicada, é possível também movimentá-la sobre a imagem. Como ela é uma nova camada dá para fazer outras edições como redimensionar, inclinar etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário